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Site do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Este à o site do Projeto RibeirÃo Anhumas na Escola. Trata-se de um projeto escolar interdisciplinar que aborda as questÃes ambientais de Campinas. O projeto à uma iniciativa conjunta de universidades, instituiÃÃes de pesquisas e escolas da rede pÃblica de Campinas. Faz parte o Departamento de GeociÃncias Aplicadas ao Ensino-DGAE - Instituto de GeociÃncias, Instituto de Biologia, ambos da Unicamp, Instituto AgronÃmico de Campinas, Faculdade de EducaÃÃo da USP-Leste, E.E. Ana Rita Godinho Pousa e E.E. Adalberto Nascimento (http://ead.ige.unicamp.br/anhumas) e possui apoio da CAPES e patrocÃnio da Fapesp e Petrobras Ambiental.

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Sentidos e práticas: a educação ambiental construída por professores participantes do projeto Ribeirão Anhumas na Escola

Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produÃÃo de sentidos de educaÃÃo ambiental e evidenciar as prÃticas pedagÃgicas utilizadas para o tratamento das questÃes ambientais por duas professoras do subgrupo âEnsino Fundamental IIâ, participantes do projeto de formaÃÃo continuada intitulado âRibeirÃo Anhumas na Escolaâ, realizado durante os anos de 2007 a 2010, em Campinas/SP. Buscamos identificar: i) os procedimentos metodolÃgicos utilizados pelas professoras para abordar a temÃtica ambiental; ii) o papel ocupado pela educaÃÃo ambiental nas prÃticas pedagÃgicas iii) os repertÃrios argumentativos que foram mobilizados no processo de produÃÃo de sent...

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MUROS: os contrastes da cidade norteando práticas interdisciplinares

Diferentes tipos de muros limitam as cidades, podem serÂreais e invisÃveis,ÂfÃsicos, naturais, sociais, culturais, polÃticos e econÃmicos. Dentro desta temÃtica, apresenta-se uma proposta pedagÃgica que trabalha os muros no mundo, na cidade de Campinas/SP e na bacia do ribeirÃo Anhumas. A atividade teve seu princÃpio de elaboraÃÃoÂpelo grupo de pesquisa de professores Linguagens e RepresentaÃÃes (professores da E.E. Ana Rita Godinho Pousa), no projeto colaborativo universidade-escolaÂRibeirÃoÂAnhumas na Escola,ÂÂcom um maior foco em conteÃdos de Geografia e PortuguÃs. Apesar da especificidade local do desenvolvimento do trabalho, a ideia bÃsica poderà servir de auxÃl...

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Orange-headed Tanager ( Thlypopsis sordida )

13,5cm The most distinguishing features of this species are the yellowish-orange head and the grayish-green body. This shades of color may vary depending on the subspecies, given that this bird is distributed thoughout the tropical region South to the Amazon river and East to the Andes. There is also a curiously isolated population in the Orinoco river basin. It lives in secondary forest, forest edges and even in cities with plenty of trees. Spends most of its time in the canopy, rarely coming to the ground. This bird moves in a very typical way, climbing the branches in a fast zig-zag, up to the tip and then letting itself fall onto the base of the next branch. It feeds mainly on s...

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Ficus pulchella Schott ex Spreng.

Nome popular: ipiÃna.

Ãrvore atà 12m, lÃtex branco, espesso; extremidade dos ramos glabra, estriada, descamante; folha simples, alterna, espiralada, estÃpula terminal, caduca, deixando cicatriz conspÃcua ao redor do ramo, pecÃolo escamante, 1,8 X 0,3cm, glabro, ferrugÃneo no material seco, lÃmina elÃptica a elÃptico-oval, Ãpice curto acuminado, base cuneada, 10,5-13 X 4-5,5cm, margem inteira, coriÃcea, venaÃÃo camptÃdroma, ca. 20 pares de nervuras secundÃrias, conspÃcuas, paralelas, espaÃadas ca. 0,5cm, amarelo-esverdeadas, venaÃÃo terciÃria conspÃcua, paralela Ãs secundÃrias, nervura marginal conspÃcua na face abaxial...

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Myrcia spectabillis DC.

Nome popular: arco-de-peneira.

Ãrvore atà 12m; extremidade dos ramos ferrugÃneo-serÃcea, achatada; folha simples, oposta, sem estÃpula, pecÃolo canaliculado, 0,3 X 0,3cm, quase sÃssil, tomentuloso, lÃmina elÃptica a elÃptico-oboval, Ãpice acuminado, base arredondado-truncada, 37 X 13cm, margem inteira, membranÃcea a sub-cartÃcea, venaÃÃo camptÃdroma, ca. 20 pares de nervuras secundÃrias, mais conspÃcuas a face abaxial, paralelas, espaÃadas ca. 2cm, venaÃÃo terciÃria formando retÃculo, conspÃcuo, face adaxial esparso-tomentulosa, abaxial tomentulosa, pontuaÃÃes translÃcidas, diminutas, numerosas, esparsa por toda a lÃ...

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Myrciaria floribunda (H.West ex Willd) O.Berg

Nome popular: -.

Ãrvore atà 11m; extremidade dos ramos pubescente, achatada; folha simples, oposta, sem estÃpula, pecÃolo canaliculado, 0,8 X 0,1cm, pubescente, nigrescente no material seco, lÃmina elÃptica a elÃptico-oblonga ou estreito-oblonga, Ãpice longo-acuminado, base atenuada, 10 X 3cm, margem inteira, sub-cartÃcea, venaÃÃo camptÃdroma, nervura central imersa na face abaxial, nervuras secundÃrias inconspÃcuas, espaÃadas ca. 0,1cm, face adaxial glabra, abaxial tricomas, esparsos concentrados nas nervuras, pontuaÃÃes translÃcidas, hialinas, opacas, diminutas, numerosas, esparsas toda a lÃmina, visÃveis somente com auxÃ...

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Integrando vegetação e solo: exercitando as conexões

A integraÃÃo entre conhecimentos de solo e vegetaÃÃo à importante para compressÃo dos Biomas e as relaÃÃes ecolÃgicas existentes nestes. Tendo em vista a dificuldade no ensino integrado destas temÃticas, propÃe-se um exercÃcio prÃtico de anÃlise que coloca aos alunos questÃes e dados reais sobre alguns pontos da regiÃo da microbacia do RibeirÃo das Anhumas, em Campinas-SP. A microbacia possui diversos tipos de vegetaÃÃo e solos, possibilitando este estudo integrado, abordando uma realidade local para os alunos. Apesar da especificidade local do exercÃcio, este poderà sugerir ideias de exercÃcios que poderÃo ser feitos em localidades distintas. Espera-se que o exercÃci...

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Do olhar ao pertencimento: proposta de ação a partir do exercício do ver e de apreensão do lugar por meio de trabalhos de campo

A escola quando concebida enquanto espaÃo de reflexÃo, discussÃo e produÃÃo de conhecimento (inclusive sobre o lugar em que està inserida) pode contribuir para processos de apreensÃo e significaÃÃo de mundo pautados na inauguraÃÃo de novos dizeres. Para tanto, o estudo do lugar e os trabalhos de campo tÃm importÃncia fundamental e possibilitam o exercÃcio de construÃÃo de identidade (diferenÃa) e pertencimento. Sendo assim, apresento neste trabalho, uma proposta de aÃÃo educacional composta por diferentes atividades com o objetivo de contribuir para a apreensÃo do lugar onde se vive por meio da produÃÃo de conhecimentos sobre o mesmo. Tal aÃÃo à pensada tendo em vist...

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Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua

  • Updated in 09/05/2011

Os avanÃos no desenvolvimento das tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TIC) trazem continuamente novas possibilidades de interaÃÃes sociais online, incluindo uma grande variedade de ferramentas de mediaÃÃo da comunicaÃÃo (sÃtios, blogs, wikis, webconferÃncia etc). Essas ferramentas possibilitam o crescente desenvolvimento de comunidades online, assim como de aplicativos para o desenvolvimento de tais comunidades. Nesse contexto, desenvolvem-se ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e trabalho colaborativo online com ferramentas que podem potencializar projetos de formaÃÃo continuada de professores, seja no aspecto da formaÃÃo ou na gestÃo dos trabalhos. Com essa pers...

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